segunda-feira, novembro 20, 2017
Home > Notícias > Programação Infantil.

Programação Infantil.

A programação infantil acontece na Ludoteca, espaço para crianças de 0 a 10 anos.

No mês de setembro, a Ludoteca a Ludoteca da Biblioteca Parque de Manguinhos explora o universo mágico das bibliotecas e da leitura. E, como não poderia deixar de ser, faz uma grande homenagem ao centenário do poetinha Vinícius de Moraes. Vem com a gente!

SESSÃO CINEMA COM PIPOCA

  • Dia 10/09, às 15h, exibição dos filmes:

“Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore” Vencedor do Oscar 2012 de melhor curta de animação. O Sr. Morris Lessmore adorava livros. Um dia, houve uma ventania, que provocou uma grande reviravolta na sua vida e o fez reinventar sua própria existência. Direção: Brandon Oldenburg e William Joyce / Roteiro: William Joyce / Duração: 15 mim “A Menina que Odiava Livros” Curta de animação baseado no livro homônimo de Pawagi Manjusha e Jeanne Franson. Meena era uma garota que odiava livro, mas sua casa era repleta deles. Um dia, seu gato derrubou uma enorme pilhas de livros e todos os seus personagens se libertaram, fazendo a menina viajar no universo da Literatura. Direção: Jo Meuris / Duração: 7:20mim

MEU LIVRO DE HISTÓRIAS

Oficina de livros artesanais. As crianças produzirão livros com diversos materiais e técnicas, além de explorar os elementos da narrativa.

  • Dias: 03, 10, 17, 24/09 (terças), às 11h

NA BIBLIOTECA TEM...

Contação de Histórias relacionadas ao universo da leitura e à importância que ela tem na nossa vida

  • Dias: 03, 17 e 24/09 (terças) às 13h30 e 17h

RODA DE LEITURA

Durante este mês serão trabalhados livros que tenham como referência o universo das bibliotecas e da leitura.

  • Dias: 04, 11, 18 e 25/09 (quartas), às 11h

REVIRANDO O LIXO- TRANSFORMANDO LIXO EM BRINQUEDO

Oficina de reciclagem e conscientização ambiental. As crianças criam, reformam e customizam objetos e brinquedos com sucata e aprendem noções básicas de como cuidar melhor do meio ambiente.

  • Dias: 04, 11, 18 e 25/09 (quartas), às 17h.

PINTANDO O SETE

Oficinas de artes visuais. Durante o mês de Setembro, as crianças conhecerão as ilustrações de Rui de Oliveira.

  •  Dias: 5, 12, 19 e 26/09 (quintas), às 11h.
  • Dias: 05, 19 e 26/09 às 18h

HORA DO LIVRO

Dentro da temática proposta, um livro é eleito “O Livro do Mês” e é trabalhado com as crianças através da leitura, identificação de seus elementos textuais e atividades lúdicas, que surjam a partir do desdobramento de seu conteúdo. O livro do mês de Setembro é “Bibliotecas do Mundo”, de Daniela Chindler.

  • Dias: 05, 12, 19 e 26/9 (quintas), às 13h30mim.

POETIZANDO

As crianças são apresentadas à linguagem poética, através de leituras de poemas, jogos de linguagem, criação de poemas visuais, texto-imagem… Durante o mês de Setembro, serão trabalhados poemas de Vinícius de Moraes.

  • Dias: 06, 13 e 20/09 (sextas) às 11h

TEATRALIZANDO

As crianças são incentivadas a dramatizar histórias e praticar jogos teatrais, além de serem apresentadas aos elementos cênicos e ao universo teatral.

  • Dias: 06, 13 e 20/09 (sextas), às 14h

HORA DO JOGO

Oficinas de jogos de tabuleiro e jogos intelectivos, que desenvolvem a atenção, percepção, e construção de estratégias.

  • Dias: 06, 13 e 20/09 (sextas), às 15h30min.

PAIS E FILHOS

Os pais, avós, tios ou acompanhantes mais velhos são incentivados a manusear os livros, apresentá-los e contar histórias para os pequenos.

  • Dias: 07, 14, 21, 28/09 (sábados,) às 14h.
  • Dias: 08, 15, 22 e 29/09 (domingos), às 14h.

CONSTRUINDO MINHA HISTÓRIA

  • Dia 12/09 (quinta), às 15h30.

“Construindo minha história” é um grupo destinado a crianças de 07 a 12 anos, com objetivo de construir um livro a partir da história de cada um. É um espaço para que cada um possa falar e se encontrar com o seu dia a dia e, a partir da circulação da palavra, do desenho, do recorte, da colagem e da escrita, construir sua história, seu passado. O NAV – Núcleo de Atenção à Violência é uma OSCIP que trabalha com crianças, adolescentes e autores de agressão envolvidos em situações de violência doméstica e risco social. Está realizando através da Secretaria de Estado de Cultura, o Projeto “Lugar de Livro, Lugar de Palavra” nas Bibliotecas Parque de Manguinhos e Rocinha e na Biblioteca Pública de Niterói. (Site: www.nav.org.br)

SARAUZINHO DA ARCA DE NOÉ- HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO POETA VINÍCIUS DE MORAES. Sarau poético-artístico para crianças, com leitura de poesias, contação de histórias e música.

  • Dia 27/09 (sexta), às 15h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *