segunda-feira, dezembro 18, 2017
Home > Notícias > Centro de Saúde Realizará Atividade no Dia da Não Violência

Centro de Saúde Realizará Atividade no Dia da Não Violência

Violência física, psicológica e simbólica: são vários os tipos de agressão. Todos eles serão abordados na Sala de Espera do dia 30 de janeiro

Joyce Enzler

No dia 30 de janeiro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Não Violência, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp/Fiocruz) apresentará, das 9 às 12 horas, na sala de espera, várias atividades que discutirão os diversos aspectos da violência. O objetivo da iniciativa é sensibilizar usuários e profissionais para uma Cultura da Paz e os benefícios para a saúde.

A data foi proclamada pela ONU em homenagem a Mohandas K. Gandhi, cujo assassinato ocorreu neste dia, em 1948. Gandhi, também chamado Mahatma (que significa grande alma, alma iluminada), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais líderes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

Este será o primeiro evento do ano do Grupo de Educação e Promoção da Saúde que se formou em 2010, mas de acordo com a Coordenadora do Grupo de Educação, Sueli Rosa Gama, serão feitas várias ações educativas na sala de espera: “Teremos em fevereiro, dia 6, atividades do Dia Mundial da Hanseníase e o Carnaval sem Dengue. Para o mês de março, o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, disse.

PROGRAMAÇÃO:
Data: 30 de Janeiro de 2014
Horário: 09 às 12 horas
Local: Sala de Espera

09h/09h 20min: Dinâmica da Paz, com Luziana Ferreira, Profa. Atividades Corporais
e o agente comunitário João Carlos de Souza

09h30min/10h: Manguinhos: Caminhos da Paz, com o grupo da Agência de Comunicação
Comunitária (Jornal e Blog Fala Manguinhos) Simone Quintela e Jorge Luiz da
Costa Silva que conversarão sobre o Jornal Fala Manguinhos e blog, com
distribuição do jornal , e o balanço de políticas públicas.

10h/11h: Bate-Papo da Paz, com Rita de Cassia da Costa Vasconcelos do grupo
Direitos Humanos da Saúde Helena Besserman (DIHS) que conversará sobre as
questões da não violência contra a mulher.

11h/12h : Vídeo- Hiato – para refletir não violência e direitos.

One thought on “Centro de Saúde Realizará Atividade no Dia da Não Violência

  1. meu nome é Solange moradora do Amorim,e estou muito feliz com a novidade do jornal comunitário.Estou acompanhando todos os exemplares.A cada edição,uma novidade.Esse terceiro jornal tem uma coluna pra contar histórias da formação das comunidades que compõem Manguinhos,e a primeira foi justamente o meu Amorim,gostei muito da matéria.Vou continuar acompanhando pois estou muito curiosa.Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *