domingo, novembro 19, 2017
Home > Notícias > Geração de Renda e Nova relação com o Ambiente a partir da coleta seletiva em Manguinhos.

Geração de Renda e Nova relação com o Ambiente a partir da coleta seletiva em Manguinhos.

O encontro dos cooperativados da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis de Manguinhos (Coopmanguinhos), lideranças e atores sociais, aconteceu no Centro de Referência da juventude (CRJ) e teve como objetivo a troca de informações sobre o processo relacionado ao projeto central de implantação da coleta seletiva no bairro.

O coordenador do Grupo de Geração de Trabalho e Renda e Ambiente (Conselho Comunitário de Manguinhos), Avelino, apresentou o plano de ação relativo ao projeto para o bairro de Manguinhos.

Esse projeto poderá ser financiado pelo BNDES e tem objetivos para além da questão da geração de renda, porque trata de mudanças na relação com o meio ambiente e propõe uma rede de parcerias para o desenvolvimento desse projeto na medida em que o trabalho de coleta seletiva seja implementado em Manguinhos. O coordenador do grupo ressaltou que a gestão desse projeto é colegiada, ou seja, grupos organizados, instituições e atores locais participarão por meio dos espaços de debates como o Conselho Comunitário de Manguinhos, contribuindo para os avanços necessários. Informou inclusive que a Fundação Oswaldo Cruz é parceira nesse processo, pois auxiliou na regularização da cooperativa e acompanha todo esse desenvolvimento de perto.

Quando se trata de qual será o local para instalação da Cooperativa para que o trabalho inicie efetivamente suas atividades, as dificuldades começam, pois o local apontado pelos componentes da cooperativa é um terreno do TRE(Tribunal Regional Eleitoral) na entrada da comunidade do Amorim. Esse terreno está sendo pleiteado por essa comunidade para construção de uma creche. E a pesar de o poder público ainda não ter se manifestado sobre essa questão, já é uma divergência na proposta de suposto projeto para esse espaço. Porém, está sendo feito pelo grupo um mapeamento de outros possíveis locais em Manguinhos para instalação da cooperativa.

O projeto é amplo e pretende sensibilizar especialmente a comunidade, os parceiros e o poder público para que haja um novo olhar para as questões ambientais em Manguinhos de forma que aconteça um esforço coletivo e permanente na proteção dos espaços do bairro, gerando renda e qualidade de vida.

Acontecerão encontros ao longo do ano de 2014 para que as decisões sejam bem debatidas e compreendidas por todos os interessados nesse processo de melhoria para o bairro, tanto na geração de renda como na qualidade de vida, com melhorias ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *