quarta-feira, dezembro 13, 2017
Home > Notícias > Começa a vacinação de meninas contra o HPV!

Começa a vacinação de meninas contra o HPV!

Começou nessa segunda – feira (10) a vacinação de meninas contra o HPV.HPV

A partir dessa segunda dia 10 todas as meninas de 11 a 13 anos devem tomar a vacina quadrivalente, que protege contra os vírus HPV tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero. O esquema de vacinação é de três doses. A primeira já está disponível e sendo fornecida nas escolas e nos serviços de saúde. Em setembro de 2014, a segunda dose estará disponível nos postos de vacinação do SUS e deverá ser tomada seis meses após a primeira. A terceira e última dose deve ser agendada para 60 meses (cinco anos) após a primeira também nos postos de vacinação do SUS.

Meninas, lembrem-se que vocês só estarão protegidas tomando as três doses da vacina no esquema recomendado!

Sobre o HPV

O HPV é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e pode ficar no organismo durante anos, sem você perceber. Pode evoluir para um câncer como o de colo de útero, uma doença grave. O vírus HPV é altamente contagioso! A principal forma de infecção é pela via sexual e isso é possível com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Então, todo cuidado deve ser tomado para prevenir a infecção pelo HPV.

IMPORTANTE: A vacina HPV é muito segura. A ocorrência de desmaios durante a vacinação não está relacionada com a vacina, mas ao fato de a adolescente fazer algum esforço físico logo após a vacinação. Então, você deve permanecer sentada por 15 minutos, sem fazer movimentos drásticos e não praticar esportes, para evitar a ocorrência dos desmaios. Seguindo esta orientação, sua vacinação vai ser tranquila.

Filipeta!

Você não deve tomar a vacina contra o HPV se:

• Tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina;

• Estiver grávida;

•  Desenvolver sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV.

Para mais informações acesse o site: http://portalsaude.saude.gov.br/

Ou acesse o Facebook: https://www.facebook.com/ProgramaNacionaldeImunizacoes/app_294352914053937

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *