domingo, novembro 19, 2017
Home > Notícias > Café da Manhã Acontece no CRJ – Manguinhos

Café da Manhã Acontece no CRJ – Manguinhos

No dia 29 de abril às 10 horas o CRJ e a Casa da Mulher promoveram um encontro entre atores sociais locais e lideranças comunitárias.

 

 

IMG_0906

O encontro organizado teve como objetivo reunir todos que trabalham por mudanças e melhorias no bairro de Manguinhos! Estiveram presentes os representantes da: Clínica da Família, presidentes de algumas associações de moradores, Programa Caminho Melhor Jovem, IPP, SESI, Biblioteca Parque de Manguinhos, SMAC e professores de atividades esportivas e de música junto à jovens e crianças.

Todos puderam falar sobre as atividades que desenvolvem no bairro, suas dificuldades e expectativas.

As falas estavam sendo de otimismo e pequenas críticas aos serviços e programas dentro de Manguinhos. As dificuldades administrativas, políticas entre outras, até as coisas ficarem bem tensas com pesadas críticas vindas de algumas lideranças e atores sociais locais. Sobraram críticas à Política de Segurança do Governo do Estado- UPP, o Programa UPP Social (IPP), PAC e muitas coisas que vieram com todas essas “intervenções sociais” há pelo menos cinco anos, inclusive a Biblioteca Parque de Manguinhos, foi questionada enquanto parceira da comunidade. Segundo algumas lideranças, terão que ser feitas mais atividades dentro das comunidades que compõem o bairro. Que a comunidade não tem se sentido parte efetiva de todo esse processo de investimento em equipamentos públicos e infraestrutura para Manguinhos por parte do poder público e toda a descontinuidade de ações. Que pessoas que não moram no bairro, não conhecem as necessidades locais, etc.

 

IMG_0907Em tom conciliador, representante do Programa Caminho Melhor Jovem, Davi, que havia ressaltado em sua fala inicial a necessidade de não transformar Manguinhos em gueto e sim incentivar a todos, inclusive os jovens a circularem pelo bairro, pela cidade, reforçou seu pensamento. O diretor da Biblioteca Parque de Manguinhos, Nicolau fez a observação de  que ninguém é auto suficiente e que é necessária a mistura de saberes e funções.

Da mesma forma a coordenadora do CRJ- Manguinhos, Claudia e o coordenador geral dos CRJs do Rio de Janeiro, Magno Moreira tentaram dar um tom mais ameno ressaltando a importância do encontro para novos pensamentos e formação de rede que beneficie todo o bairro.

Apesar de o encontro ter fugido em dado momento ao seu objetivo, a moradora e coordenadora do GT de direitos Humanos do Conselho Comunitário de Manguinhos (CCM), Simone Quintella, informou sobre as atividades que estão sendo realizadas dentro de cada grupo de trabalho do Conselho. Convidou a todos a estarem presentes nas reuniões do CCM para troca de informações e atualização das ações dos grupos, que estão desenvolvendo ações para geração de renda, comunicação, saúde cultura e esporte e lazer.

O encontro terminou em clima bem tenso e os coordenadores do CRJ afirmaram que o objetivo é a aproximação com as comunidades, tornando o espaço realmente uma referência para os jovens, que ali é e será um ambiente de coletividade.

IMG_0901

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *