sexta-feira, janeiro 19, 2018
Home > Notícias > Programação de Maio do Museu da Vida

Programação de Maio do Museu da Vida

Programação especial em maio comemora os 15 anos do Museu da Vida: teremos atividades circenses, teatro, visita ao Castelo e oficina de bolhas.

O mês de maio é sempre especial no Museu da Vida: é o nosso mês de aniversário. Neste ano, completamos 15 anos! Para comemorar, oferecemos uma série de atividades. Você não pode faltar!

Confira a programação, que teve início dia 12 e segue até 26 de maio:

Visita ao Castelo Mourisco e à Sala de Exposição Entomológica Costa Lima

 Além de poder contemplar a beleza do Castelo e conhecer um pouco de sua história, o visitante poderá visitar uma exposição que tem como acervo, uma grande diversidade de insetos, que encantam por sua beleza estética e diversidade de tamanhos.
Local: Castelo Mourisco
Dias 13 a 26, com exceção de domingos e segundas, horários: 9h às 16:30h (dias de semana com agendamento prévio) e aos sábados, sem agendamento, de 10 às 16:00.

Atividades Circenses com Coletivo Nopok

 O Coletivo Nopok é um grupo de circo que se utiliza da dança, da música e do improviso na construção de uma linguagem própria. Trabalham na direção de revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas e de resgatar sua relação afetiva com o circo.
Local: espaços do Museu da Vida
Dia 24, horário: de 10 às 16h. 

Mostra de Anatomia Patológica

 Venham conhecer peças anatômicas que integram o acervo histórico original de algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pelo Instituto Oswaldo Cruz e pela Fiocruz. 
Local: Epidauro
Dia 24, horário: 10 às 16h. 

Células ao microscópio

 Hoje sabemos que todos os seres vivos têm seus corpos formados por células. Mas será que sempre foi assim? Nessa atividade os participantes são convidados a montar lâminas para observação de células animais e vegetais, e enquanto isso viajaremos pela história da chamada teoria celular.
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Pirâmide do Parque
Dia: 24, horários: 10:00h e 15:00h
Com distribuição de senhas: 18

Oficina de bolhas

 Venha fazer sua bolha de sabão e descobrir o que ela tem de tão fascinante como seu formato esférico, sua natureza extremamente frágil, suas belas cores e a química da sua composição.
Faixa etária: livre
Local: área externa do Parque da Ciência
Dia: 24, horários: das 10:00h às 15:00h

Há vida na gota d’água?

 Venha observar a vida que existe na água não tratada no microscópio óptico.
Saber um pouco sobre o que é microrganismo e sua importância.
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Pirâmide do Parque
Dia: 24, horários: 10:30h e 14:00h
Com distribuição de senhas: 16

Peça teatral “Aprendiz de Feiticeiro”

 A peça infantil “Aprendiz de Feiticeiro”, escrita por Maria Clara Machado e dirigida por Letícia Guimarães, fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre questões éticas da atualidade, como melhoramento de alimentos e pesquisa com seres humanos.
Local: Tenda da Ciência
Dia 24, horário: às 11h. 

Oficina “Vírus: Uma beleza mortal”

 Uma viagem pelo mundo nanoscópico: o universo visto na escala dos vírus e moléculas por meio de esculturas e modelos. Na oficina serão observados imagens e modelos de estruturas virais, conheceremos um pouco da história de sua descoberta e também a construção, em grupos, de um modelo em canudos do vírus da Dengue. A partir de 10 anos.
Local: Epidauro (Ateliê Ciência e Arte)
Dia: 24, horários: 11h., 13h. e 14:30 h.

Oficina de Brinquedos com sucatas

 Em festa de aniversário, a brincadeira não pode faltar! Venha criar o seu brinquedo com sucatas, refletindo sobre lixo, ambiente e saúde.
Local: Foyer
Dia: 24, horários: 11:30h e 13:00h
Faixa etária: a partir de 05 anos
Com distribuição de senhas: 16

Contadores de Histórias com Histórias Dengosas

Os Contadores de Histórias do Museu da Vida apresentação divertidos poemas e histórias sobre a Dengue. Após as histórias, o público participa do Bate Papo “Falando sobre Dengue”, com o Biólogo Miguel Oliveira, curador da Exposição Dengue.
Local: Tenda da Ciência
Dia: 24, horário: 14 h.
Faixa etária: livre

Geleca

 Venha fazer uma geleca colorida e divertida! Nessa atividade você realizará a sua própria experiência brincando com a química e sintetizando o seu polímero (plástico).
Local: Foyer
Dia: 24, horário: 15:00h
Faixa etária: de 04 a 09 anos
Com distribuição de senhas: 30

Para agendar sua visita, é preciso entrar em contato pelo telefone: (21) 2590-6747 ou ir diretamente ao Centro de Recepção do Museu da Vida. Para obter mais informações sobre nossas atividades e eventos, envie um e-mail pararecepcaomv@coc.fiocruz.br. O agendamento, porém, é realizado apenas por telefone ou pessoalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *