domingo, novembro 19, 2017
Home > Notícias > Clínica Victor Valla promove Roda de Conversa de Gestantes

Clínica Victor Valla promove Roda de Conversa de Gestantes

A Clínica da Família Victor Valla promove Rodas de Conversas de Gestantes toda quarta-feira, às 10h e sexta-feira às 14h. O projeto “Proposta de Assistência Nutricional Pré-natal na Atenção Básica na Área de Manguinhos”.

Créditos: http://www.clickgratis.com.br/criancas/dicas-para-pais/a-vacinacao-previne-doencas-graves-por-isso-ter-uma-caderneta-completa-e-essencial-para-a-saude-do-bebe/
Créditos: http://www.clickgratis.com.br/criancas/dicas-para-pais/a-vacinacao-previne-doencas-graves-por-isso-ter-uma-caderneta-completa-e-essencial-para-a-saude-do-bebe/

A Clínica da Família Victor Valla promove Rodas de Conversas de Gestantes toda quarta-feira, às 10h e sexta-feira às14h. O projeto “Proposta de Assistência Nutricional Pré-natal na Atenção Básica na Área de Manguinhos”, trata-se de uma pesquisa da equipe de nutrição. Coordenadoras do projeto: Denise Cavalcante de Barros (CSEGSF/ENSP), Mirian Ribeiro Baião e Cláudia Saunders (Instituto de Nutrição Josué de Castro/ UFRJ) com a participação das nutricionistas: Beatriz Della Líbera, Roberta Araújo e Ana Lúcia Fittipaldi.

 De acordo com a equipe de nutrição, a proposta de assistência nutricional pré-natal está fundamentada no acompanhamento de gestantes ao longo do pré-natal, por meio de três encontros coletivos (EC), que visam avaliar o estado nutricional e promover o cuidado alimentar e nutricional saudável, respeitando a autonomia das mulheres. Os EC são coordenados e conduzidos por nutricionistas e contam com a participação de outros profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Têm sido desenvolvido a partir da abordagem lúdica de questões relacionadas à fisiologia da gestação e amamentação, às emoções e experiências vivenciadas pelas mulheres nesses períodos, como também ao contexto familiar e sociocultural em que as mesmas estão inseridas.

Durante os EC são abordados, de forma dialógica, temas como alimentação saudável, importância do ganho de peso adequado, prevenção e tratamento de sinais e sintomas digestivos e intercorrências gestacionais, aleitamento materno e outros temas demandados pelas gestantes. Em todos os EC são utilizados o Livro Bolsa de Mãe e o Envelope de cartelas com conteúdo sobre o crescimento e desenvolvimento fetal, elaborados pela equipe, para proporcionar troca de saberes entre os pesquisadores e as gestantes.

O grupo iniciou em fevereiro de 2012 e recebe apoio financeiro do TEIAS Escola- Manguinhos. Os encontros coletivos são realizados na CFVV com as gestantes acompanhadas pelas equipes da ESF dessa Unidade de Saúde.

Por: Annalu Pinto da Silva

Caderno Pré-Natal
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_32.pdf

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/br_guiagestantebebe_01081…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *