domingo, novembro 19, 2017
Home > Notícias > Museu da Vida lança “Curumim quer Música”

Museu da Vida lança “Curumim quer Música”

Nova atração narra aventura de um índio caiapó

fotoRodneyWilbert(02)[

Qual seria a reação de uma criança ao se encontrar com um indiozinho preocupado em preservar a floresta e a tradição cultural de sua tribo? Para descobrir, é preciso mergulhar na aventura do pequeno “Ynhire”, um caiapó cuja história é contada na atividade “Curumim quer Música”. A apresentação é feita no Epidauro, espaço do Ciência em Cena no Museu da Vida (www.museudavida.fiocruz.br).

Espetáculo idealizado por Wanda Hamilton, cientista social, atriz e diretora teatral, conta a história de “Ynhire”, que, ao acordar muito feliz e querendo ouvir os sons e a música da floresta, percebe que a mata está em silêncio; ele parte em busca do som perdido e acaba vivendo uma série de incríveis aventuras.

O indiozinho encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. Foram usados potes de plástico, barbantes, latas, balões, embalagens diversas e até cereais, que servem como chocalhos, cuícas e tambores.

“Com cada instrumento, trabalhamos com o público de 6 a 8 anos as propriedades do som (localização espacial, amplificação do som, timbre, tom, ritmo) ”, explica Wanda Hamilton.

Ao se juntar aos novos amiguinhos, “Ynhire” descobre que, para trazer o som de volta, é preciso cantar. “Formamos uma banda com as crianças, que tocam os instrumentos e cantam para trazer os sons de volta à floresta”, revela a autora.

Além de exercitar sua audição com a atividade do Museu da Vida, a criançada ainda pode brincar e se divertir com a história do amiguinho caiapó.  A apresentação será feita no período de férias escolares, em junho e julho. Mas vai fazer parte da programação permanente do Museu da Vida, após o recesso escolar.

Serviço

Contação: “Curumim quer música”

Local: Epidauro (Ciência em Cena) – Museu da Vida (Av. Brasil 4365, em Manguinhos)

Junho e julho de 2014 – terças e quartas-feiras: 10h e às 14h30

Faixa etária: de 6 a 8 anos. Público mínimo: 10 pessoas

Informações: telefone (21) 2590-6747 ou no E-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Ficha Técnica – Concepção geral, pesquisa e criação da História: Wanda Hamilton

Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos: Vivian Lisboa

Pesquisa e criação musical: Priscilla Hygino

Cenário: Rodney Wilbert

Figurino: Carla Ferraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *