quarta-feira, novembro 22, 2017
Home > Educação > A FAVELA CRIATIVA: VAMOS AO CINEMA?

A FAVELA CRIATIVA: VAMOS AO CINEMA?

Aconteceu no dia 26 de junho de 2014 o lançamento do Programa Favela Criativa e a inauguração do Cine Teatro de Manguinhos!

509

Em uma bela tarde de quinta-feira muitas pessoas se reuniram na Biblioteca Parque de Manguinhos para prestigiarem a inauguração do Cine Teatro cujo nome é uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho.

Por meio da Secretaria Estadual de Cultura, o Programa Favela Criativa segue seus objetivos de incentivar a produção e o acesso à cultura nas favelas com qualidade. O Programa, que atua em três eixos – Economia Criativa, Formação Artística e Fomento (que são os editais públicos para manifestações culturais) – vem tornar mais próximo da comunidade de Manguinhos o acesso a produções audiovisuais em uma sala confortável que pretende cumprir a valorização por meio da democratização, inclusive de lazer.

Estiveram presentes no evento: o governador Pezão, a Secretária Estadual de Cultura Adriana Rattes, o Presidente da Light, Paulo Roberto, o presidente da Funarte, Guti Fraga, o presidente da Funarte e o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, José Carlos Mariano da Costa. O evento ainda contou co a presença de lideranças locais e muitos moradores.

A Secretária Adriana Rattes destacou a importância desse programa e o envolvimento de todos – patrocinadores, financiadores e parceiros. Também destacou a importância da integração dos jovens da periferia nesse processo. Serão investidos 14 milhões de reais com recursos públicos e privados e, de acordo com Adriana, essa parceria é pioneira entre Governo do Estado, BID, Agência Nacional de Energia Elétrica, Light e Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos.

Logo depois houve a apresentação da Escola Portátil de Música com a presença de sua fundadora – Luciana Rabello.

O governador fez os agradecimentos aos envolvidos no Programa e destacou a frequência escolar que melhorou significativamente nas áreas “pacificadas” e a importância de se investir na educação, cultura e segurança.

Logo após o evento foi exibido o trailer do filme que seria exibido como estreia do Cine Teatro, o filme Amazônia. A sessão foi em 3D.

Em seguida aconteceu, na parte externa do Cine Teatro, um show com a Banda Batuque Favela. A galera mandou bem no swing, no funk e, claro, muita ousadia na Dança do Passinho!

As sessões de cinema serão no valor de R$ 4,00 para quem for pagar meia-entrada.

445 435 374545 540 395-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *