quarta-feira, dezembro 13, 2017
Home > Notícias > Os Matutos Orquestra de Choro.

Os Matutos Orquestra de Choro.

Uma orquestra de ritmos genuinamente brasileiros com rico repertório de choros, maxixes, sambas, schottischs, polcas e valsas.1243456029_o_matutos_83

O grupo “Os Matutos” surgiu em 2002, quando alguns integrantes da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense – banda da cidade de Cordeiro-RJ – resolveram se reunir para tocar um repertório de choro.

Para aprimorar a linguagem no gênero, os integrantes do grupo começaram a frequentar a Escola Portátil de Música, escola de choro coordenada por Pedro Aragão, Luciana Rabello e Mauricio Carrilho, e que tem como professores alguns dos principais nomes da música instrumental brasileira contemporânea.

Com o nome inspirado no tango “Matuto”, de Ernesto Nazareth, o grupo começou a fazer apresentações na Região Serrana. Em paralelo, buscando ampliar o repertório, iniciaram um trabalho de pesquisa por partituras nos arquivos de bandas e de fazendas do interior do estado.

Como resultado desse trabalho, o grupo recebeu o certificado “Cultura Nota Dez”, do governo do RJ. Além das pesquisas, Os Matutos começaram a fazer apresentações em escolas e dar aulas em bairros carentes de Cordeiro. Com isso, o grupo também recebeu a chancela cultural da UNESCO.

Em 2005, Os Matutos gravaram o CD “Meninos de Cordeiro”, que reuniu composições próprias e músicas recuperadas através das pesquisas. Com o álbum, foram indicados em duas categorias ao Prêmio Rival-BR de Música Brasileira – Melhor Grupo Instrumental e Prêmio Aclamação. Em 2010 receberam outra indicação, desta vez ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Após o primeiro disco, o grupo vem fazendo shows nos principais palcos do Rio de Janeiro. Também já foram convidados para tocar em programas de rádio e TV, e se apresentaram para o ex-presidente Lula, em Brasília.

Seus componentes já dividiram palcos e estúdios de gravação com Maria Bethânia, Hermínio Bello de Carvalho, Mauricio Carrilho, Nailor “Proveta”, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, entre outros grandes nomes da música brasileira. Participaram ainda do documentário “Brasileirinho”, do cineasta finlandês Mika Kaurismäki.

BIBLIO MANGUINHOS - CHORO 17 AGO 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *