quarta-feira, novembro 22, 2017
Home > Notícias > “SINTONIA SUBURBANA” GANHA EDITAL PARA PARTICIPAR DE FESTIVAIS DE TEATRO NO RIO DE JANEIRO

“SINTONIA SUBURBANA” GANHA EDITAL PARA PARTICIPAR DE FESTIVAIS DE TEATRO NO RIO DE JANEIRO

O primeiro espetáculo do projeto Manguinhos em Cena – sob a coordenação da Companhia do Gesto e Zucca Produções – circula pelo Festival EncontrArte, na baixada e no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro, em Copacabana, dentro do programa Favela Criativa.

 

Fruto do Manguinhos em Cena, projeto de teatro residente na Biblioteca Parque de Manguinhos e integrante do programa Favela Criativa, o espetáculo “Sintonia Suburbana” passa para uma nova etapa, partindo para um novo passo profissional: concorrendo em editais de festivais de teatro no Rio de Janeiro.  As apresentações acontecem nos dias 25 de setembro, no XIII EncontrArte, em Nova Iguaçu, e no dia 14 de outubro, na Mostra Competitiva do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro – 12ª Edição, em Copacabana.

Com um elenco de 27 atores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto é assinado pela dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto em 2012. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica. Sem falar que os próprios alunos também se dedicam à captação de recursos, por meio de apoios e editais de fomento à cultura.

SINOPSE:  É uma  comédia melodramática retrata a trajetória de personagens e situações de uma comunidade. .comédia sobre uma rádio comunitária que está fazendo aniversário. A programação dá voz a diversas histórias e personagens, como: A Família Tavares e Souza, O homem sem passado, A Professora de ginástica que dá aulas de sobrevivência ,entre outras, valorizando a trajetória de cada um para dar graça e leveza a temas do cotidiano de quem vive na região.

A turnê da peça “Sintonia Suburbana”  por arenas, lonas, teatros e outros espaços culturais é uma nova etapa do projeto “Manguinhos em Cena” e que faz parte do processo de trabalho da Companhia do Gesto com o grupo residente.    “É a hora de sair da zona de conforto, conhecer e conquistar novos públicos. É um passo importante para a aprendizagem do grupo. Momento de conviver com todos os desafios de uma produção de teatro. Vai ser o começo de uma nova  história”, explica Luís Igreja, diretor da Companhia do Gesto.

Depois da primeira e bem sucedida temporada em 2012/2013 e a chegada de mais doze participantes, o espetáculo cresceu com o amadurecimento dos atores que frequentam as oficinas do projeto. Eles partiram para novas experiências  para se aprimorarem e souberam aproveitar as oportunidades que foram surgindo, como Evaldo de Andrade que atuou na novela “Joia Rara”, da TV Globo e, na peça, é um dos locutores radialista da rádio Sintonia Suburbana.

A montagem foi fruto de um longo período de cursos, oficinas e um processo teatral intenso.  Trabalhando diretamente com Igreja e com os alunos-atores, Renata (autora de “Coisas que a gente não vê”, “Bette Davis e a máquina de Coca-Cola e “Os Sapos”) foi a responsável por dar unidade na criação  de um texto original para os casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade. “Sintonia Suburbana” é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, crítica social e diversão.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e  integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessar www.facebook.com/manguinhosemcena

FICHA TÉCNICA

Duração: 80 min

Classificação Etária: 14 anos

Dramaturgia: Renata Mizrahi

Colaboração: Manguinhos em Cena

Assistente de Dramaturgia: Haroldo César

Direção: Luís Igreja

Elenco: Evaldo de Andrade, Haroldo César, Héktor Breno, Jéssica Azeredo, Jorge Wilson Matias, José Roberto Araújo, Leonardo Santana, Lidiane Marinho, Luiz Cassiano, Luiz Estevão, Ronaldo Silva, Sandra Cipriano, Thalyssiane Aleixo, Fábio Silva de Oliveira, Grace Ellen Xavier, Larissa Gomes, Roseany Freitas, Telma Silva, Wilson Netto, Bruna Soares, Anny Coutinho, Deco Bonfa, Rafaela de Andrade, Maycon Barbosa, Linda Marina, Magno Myller, Sirléa Aleixo.

Assistente de Direção: Hektor Breno

Coreografia: Katarine Gama

Pesquisa e Execução da Sonoplastia: Luiz Cassiano

Concepção e Pesquisa de Trilha Sonora e Sonoplastia: Hektor Breno, José Roberto Araújo, Luiz Cassiano

Iluminação: Luís Igreja 

Orientação de Figurinos: Rui Cortez

Orientação de Criação e Confecção de Máscaras: Tania Gollnick

Cenografia: Manguinhos em Cena

Direção e orientação de Produção: Ana Carina

Produção: Karen Kristien, Lidiane Marinho, Haroldo César, Roseany Freitas e Fernando Alves

Produção e Realização: Favela Criativa

Coordenação e Conteúdo: Companhia do Gesto e Zucca Produções

Registro Audiovisual: Bruno Fochi

Fotos: Celso Pereira e Bruno Fochi

SERVIÇO: SINTONIA SUBURBANA – PROJETO MANGUINHOS EM CENA

Dia 25 de setembro – quinta-feira

Local:  XIII EncontrArte, –  Complexo Cultural de Nova Iguaçu

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu

Telefone: (21) 3066-0054 / 99743-0151

Horário: 15h

Entrada franca –  Retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo / sujeito à lotação do espaço.
Classificação:12 anos

Dia 14 de outubro – terça-feira

Local: 12º Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro – Teatro Princesa Isabel

Endereço: AV. Princesa Isabel, 186, Copacabana – RJ – Tel: 2275-3346

Horário: 21h

Ingresso: R$ 30

Classificação: 12 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *