segunda-feira, novembro 20, 2017
Home > Cidadania > Em defesa do Museu da Maré

Em defesa do Museu da Maré

O Museu da Maré, inaugurado em 2006, é uma experiência museológica inovadora e criativa, que empodera as memórias da favela. Em poucos anos, tornou-se referência nacional e internacional no trabalho com o poder da memória, integrando uma rede de iniciativas que busca a reescrita da História a partir de si; a produção e difusão de bens culturais e, sobretudo, a promoção da educação e cidadania. É um espaço de referência para a comunidade, desenvolvendo ações variadas no campo da cultura e da educação.

Atualmente, este rico patrimônio está sob a ameaça devido ao pedido de desocupação do imóvel que ocupa na favela da Maré, cedidos em comodato pela Companhia Libra de Navegação.

O Museu da Maré explora dimensões da memória e da História pouco difundidas nas narrativas oficiais dos livros didáticos e mesmo nas exposições de museus tradicionais e, portanto, é fundamental para a construção de outras subjetividades em relação às interpretações do passado.

O Museu mantém diversas ações como leituras, oficinas culturais, eventos, exposições permanentes e temporárias, além de ser espaço para dialogar sobre questões contemporâneas. Também abriga o Arquivo D. Orosina Vieira, a biblioteca Elias José e o projeto Marias Maré, que incentiva a produção e a venda de artesanato. Desenvolve, ainda, diversos projetos em parceria com universidades e instituições de fomento, como, por exemplo,UNIRIO, UERJ,UFRJ e FAPERJ, com a qual é parceira no Programa Jovens Talentos, que forma mediadores para as exposições.

Assinamos a petição para que o Ministério da Cultura, por meio do IBRAM, bem como o Estado e o Município do Rio de Janeiro, criem condições efetivas para a manutenção e o fortalecimento do Museu da Maré.

O passo mais urgente é a manutenção do imóvel para seu funcionamento. Não podemos deixar esta importante instituição ser ameaçada! Precisamos do apoio de Vossas Excelências para a garantia de permanência do Museu da Maré.

Preservar o Museu da Maré não é apenas garantir um espaço, mas a vivacidade de um projeto de memória e educação que inspira e sinaliza para novas possibilidades de compreensão dos museus e sua função social.

Conheça mais sobre o Museu: http://www.museudamare.org.br/

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR74313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *