quarta-feira, novembro 22, 2017
Home > Notícias > Dia D – Vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola

Dia D – Vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola

No sábado, dia 20 de setembro, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e a Clínica da Família Victor Valla (CFVV) realizaram campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, com enfoque no sarampo, de 8h às 17h, para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos.

No sábado, 828 pessoas foram vacinadas contra sarampo na Clínica da Família Victor Valla, já no Centro de Saúde, que disponibilizou 8 postos volantes dentro da comunidade foram 1096 pessoas.

Exantema é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação.

Sua causa pode ser infecciosa, alérgica, tóxica, física, etc. Os exantemas podem se manifestar desde manchas planas até pequenas vesículas ou bolhas. Doenças exantemáticas, também conhecidas como febres eruptivas, são as doenças infecciosas agudas que tem como principal característica o exantema. São bastante comuns, principalmente na infância, e sua principal importância é que algumas delas apresentam alto risco de contágio e de potenciais complicações. Podem-se prevenir algumas doenças exantemáticas através da vacinação e evitando contato com doentes.

Alguns exemplos de doenças exantemáticas infecciosas são: sarampo, escarlatina, rubéola, eritema infeccioso, exantema súbito e varicela. As alérgicas manifestam-se como urticárias, vermelhidão ou pequenos carocinhos ou bolhas na pele.

Nas doenças exantemáticas em que a criança está muito abatida, com manchas arroxeadas ou em que o exantema demora mais de cinco dias para desaparecer, a preocupação deve ser maior e a criança deve ser levada, mais rapidamente, ao Centro de Saúde ou ao pediatra.

Se você ainda não se vacinou contra sarampo, caxumba e rubéola, vá até o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria ou na Clínica da Família Victor Valla com a sua caderneta de vacinação e previna-se.

De acordo com o Responsável Técnico de Enfermagem do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, Júlio Bordignon, tal atividade é de grande importância para a proteção da saúde da população de Manguinhos e adjacências. Mas para tanto, é preciso que tenhamos a certeza de que esta população está vacinada contra as principais doenças exantemáticas, dentre elas o Sarampo, e isso só será possível com a participação das pessoas na campanha. De fato, a vacinação é a medida mais efetiva para reduzirmos em nosso território de atuação a vulnerabilidade da população às doenças exantemáticas, conclui Júlio.

Serviço:

 

Clínica da Família Victor Valla

Horário segunda a sexta de 7 às 17h; sábados de 8 às 12h

Endereço: Av. Dom Hélder Câmara 1.390, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20973-012

Contatos: (21) 2581-1063

 

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Horário segunda a sexta: 8h às 17h

Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Térreo. Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ. CEP: 21041-210

Tel.: (21) 2598-2519 – Fax: (21) 2260-7782 – E-mail: scsegsf@ensp.fiocruz.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *