segunda-feira, dezembro 18, 2017
Home > Cultura > Programação de Abril – Biblioteca Parque Manguinhos

Programação de Abril – Biblioteca Parque Manguinhos

EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE LAMBE-LAMBES

Dia: 01 a 30 – Terça a domingo

Horário: das 10h às 20h (terça a sexta-feria), das 12h às 18h (sábados e domingos).

Local: Hall do Cineteatro Eduardo Coutinho – Classificação indicativa: LIVRE

A exposição de lambe-lambes é permanente, por isso a cada mês novos conteúdos temáticos são incluídos ao grande painel expositivo localizado no Hall do Cine teatro Eduardo Coutinho. Seguindo a estética de cartazes lambe-lambes, usualmente fixados em postes e muros públicos, a Biblioteca Parque de Manguinhos faz uma convocatória mensal com temas preestabelecidos em consonância com a temática norteadora da programação bimestral da BPM. A convocatória é aberta a todos que desejam participar, seja com desenhos, ilustrações, caricaturas, adesivos (sticker), street art no papel, textos e poesias. Haverá uma seleção no material enviado para avaliação em relação ao tema sugerido. O tema para o mês de abril é Literatura Fantástica: Fábulas e Conto de Fadas.

OFICINA DE PERCUSSÃO TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

Horário: 17h às 19h30 – Local: Sala de Música- Classificação Indicativa: A partir de 08 anos

INSCRIÇÃO NA RECEPÇÃO DA BIBLIOTECA

Aulas com instrumentos de percussão com o professor Guilherme Gonçalves. Instrumentos: Bateria, tamborim, caixa, surdo, pandeiro, chocalho, repique e agogô.

ATENDIMENTO SEBRAE TODAS AS TERÇAS-FEIRAS

Horário: 10h às 17h – Local: Sala 2 – Consultor responsáve: Sérgio Melo

Não é necessário agendamento prévio, o atendimento é feito por ordem de chegada. É uma parceria da BPM com o SEBRAE para auxiliar comerciantes e empreendedores que queiram regularizar seus negócios. Tem como proposta a capacitação, com noções de gestão empresarial e formalização de empresas pra quem desejar adquirir um CNPJ.

ERA UMA VEZ – Contando um Conto de Fadas

Dias: 07, 14, 21 e 28 – Terças-feiras – Horário: 11h e às 15h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: LIVRE

Crianças até 03 anos e crianças especiais devem estar acompanhadas dos pais, ou responsáveis acima de 18 anos. O ato de contar história está essencialmente ligado à natureza humana. A contação de histórias, fábula e contos evocam o acervo imaginário de crianças, jovens e adultos. A atividade “Era Uma Vez” proporciona um espaço garantido para essa prática em cada uma das Bibliotecas Parque. No mês de abril os encontros da atividade “Era uma vez” tem o “Conto de fadas” como tema principal. Toda a Biblioteca Infantil terá um encontro com a magia de histórias clássicas. Visando ampliar o repertório oral de cada criança, vamos explorar esse rico universo literário através do livro editorial ilustrado.

14 de abril – “Chapeuzinho Vermelho” Autores Irmãos Grimm, ilustração de Suzanne Janssen e tradução de Samuel Titan Jr. Sinopse do livro: Ao lado do texto original dos irmãos Grimm, a ilustradora Susanne Janssen representa a história clássica de Chapeuzinho Vermelho por meio de imagens intensas e sonhadoras, que tornam mais perigosa a floresta e mais terrivel o lobo.

21 de abril – “As Fadas” do livro “Contos de Perrault”, título original de Perrault, com ilustrações de Zdenka Krejcová e tradução de Monica Stahel e Rosemary Costhek Abílio. Sinopse do livro: O conto relata a história de duas irmãs, onde uma delas é mal tratada e explorada pela mãe. Posta à prova por uma fada disfarçada, recebe um dom por sua bondade, enquanto a outra má recebe uma maldição por negar ajuda a uma outra fada disfarçada.

28 de abril – “A Menina dos Fósforos”, do Livro “Os Mais Belos Contos de Andersen”, do próprio autor Hans Cristian Andersen e ilustração de Silke Leffler e tradução Marcos Maffei. Sinopse do livro: A história de uma pequena garota vendedora de fósforos que caminha pela noite fria no último dia do ano tentando se aquecer à luz dos fósforos. Mesmo com o sonho e a esperança de sair daquela situação, ela não resiste à terrível nevasca e morre. Diz o conto que ao ser castigada pelo frio, ao ascender seu último fósforo, vê a avó recebendo-a de braços abertos em lugar longe do sofrimento.

CLUBE DAS MENINAS

28 – Terça-feira – Horário: 15h às 16h – Local: Sala Meu Bairro – Classificação Indicativa: A partir de 11 anos

Encontro mensal de meninas adolescentes, no qual abordaremos temas como sexualidade, escola, vestibular, profissão, família e relacionamentos. Esses encontros têm por intuito a troca de ideias com jovens da região que tenham tido problemas dentro da BPM e que por este motivo estejam suspensas das atividades culturais da biblioteca.

Livro que será utilizado: “Como sobreviver sendo uma menina”

Autoria:Rigon, Emmanuelle/Costa-Prades, Bernadette – Editora: Rocco Jovens Leitores – Ano 2007.04

OFICINA CRIATIVA – Jogando com o Rei

Dias: 01, 08, 15, 22 e 29 – Quartas-feiras Horário: 11h e às 15h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: 06 a 10 anos – Crianças até 03 anos e crianças especiais devem estar acompanhadas dos pais, ou responsáveis acima de 18 anos.

Oficina de jogos de mesa e jogos educativos, onde as crianças podem aprender ou relembrar regras de xadrez e outros jogos de mesa que favorecem o lógicocognitivo e o lúdico. Após as partidas dos jogos, faremos uma dinâmica com as crianças sobre a função de cada peça no xadrez , seu posicionamento no tabuleiro e pontuação através de um outro jogo de perguntas e respostas.

LI E GOSTEI

Dias: 03, 10, 17 e 24 – Sextas-feiras Horário: das 10h às 20h (terça a sexta-feria), das 12h às 18h (sábados e domingos).

Local: Salão Principal – Classificação indicativa: A partir dos 11 anos

Atividade de promoção à leitura com objetivo de registrar a opinião do leitor após devolução do livro. Para participar o usuário, cadastrado na BPM, fará a devolução do livro solicitando participação na atividade “Li e Gostei”, em seguida será pedida uma breve resenha sobre o livro lido. O usuário da BPM deverá assinar um termo de autorização de imagem para que sua resenha e sua fotografia (acompanhado do livro lido) sejam divulgadas em nossa página no Facebook.

PINTANDO O SETE NO CASTELO

Dias: 02, 09, 16, 23 e 30 – Quintas-feiras Horário: 11h e às 15h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: 06 a 10 anos

Crianças até 03 anos e crianças especiais devem estar acompanhadas dos pais, ou responsáveis acima de 18 anos. Oficina cenográfica que propõe atividades de artes visuais utilizando técnica de pintura, recorte e colagem e a construção de um cenário que mostre elementos dos mundo das fadas.

RODA DE LEITURA

Dias: 03, 10, 17 e 24 – Sexta-feira Horário: 11h e às 15h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: 07 a 10 anos Crianças até 03 anos e crianças especiais devem estar acompanhadas dos pais, ou responsáveis acima de 18 anos. A Roda de leitura é uma tividade pedagógica e cultural, que tem como objetivo a prática de leitura e o estímulo a criatividade, seja com leitura de narrativas literárias curtas ou longas. A leitura de narrativas mais longas pode ser realizada, em capítulos ou conjuntos de capítulos previamente selecionados.

AÇÃO-PILOTO CRIANÇA EM FOCO NO TRÂNSITO

Dias: 07, 14 e 28 de abril – Terça-feira Horário: 16h às 18h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: A partir dos 07 anos

A ação-piloto Criança em Foco no Trânsito, realizada pelo Projeto Criança Pequena em Foco (CECIP), com apoio da Fundação Bernard Van Leer e Instituto C&A, em parceria com o IPP/Rio+Social e CET-Rio, tem como objetivo prevenir a violência contra crianças, especialmente aquela sofrida no trânsito, a partir da promoção de ações que possam sugerir um modelo de intervenção que influencie políticas públicas, incluindo a participação infantil e comunitária.

A VOLTA AO DIA EM 80 MUNDOS

Dia: 17 – Sexta-feira Horário: 14h às 16h – Local: Biblioteca Infantil – Classificação Indicativa: A partir de 08 anos Histórias tão verdadeiras que às vezes parecem que são inventadas – Poemas de Manoel de Barros e oficina de artes inspirada na artista plástica Rosana Ricalde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *