domingo, novembro 19, 2017
Home > Notícias > Terapia Comunitária no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

Terapia Comunitária no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria

A Terapia Comunitária (TC) é uma atividade desenvolvida, desde agosto de 2006, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) em parceria com o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP).

 Faz parte da equipe a psicóloga Elaine Amorim Savi, também coordenadora do projeto, a Assistente Social Walcirleya  Andrade R. Oliveira e a médica Eliane Cardoso.

 Trata-se de uma técnica de grupo, criada pelo médico psiquiatra Adalberto Barreto, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem por objetivo acolher os estados de sofrimento, bem como fortalecer e ampliar os vínculos sociais solidários.

 DSC_0216Segundo Walcirleya, a Terapia Comunitária é uma atividade de promoção da saúde que pretende minimizar o sofrimento das pessoas. É uma roda de conversa onde os participantes trocam experiências de vida, celebram suas conquistas e compartilham suas angústias e aflições.

 Eliane Cardoso explica que o projeto teve sua origem na pesquisa do DENSP intitulada Vigilância Civil da Saúde na Atenção Básica – uma proposta de Ouvidoria Coletiva, na AP 3.1, Rio de Janeiro, coordenada pelos professores Victor Valla e Eduado Stotz, que envolveu três serviços de saúde e lideranças comunitárias de comunidades do entorno da Fiocruz. Nesta pesquisa, foi possível detectar o alto nível de sofrimento na população pesquisada e a Terapia Comunitária vem ao encontro dessas necessidades como um recurso potente na lida com o sofrimento

 Os encontros acontecem todas as segundas feiras às 10 horas, na sala de grupo (gaiola) do Centro de Saúde Escola.

 Os interessados em participar podem obter informações na recepção do centro de saúde ou pelos telefones: 2598-2791 ou 2598-2865

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *