segunda-feira, novembro 20, 2017
Home > Cultura > FAVELA É LUGAR DE QUÊ? | Aqui Se Faz Cultura | Renata Dutra

FAVELA É LUGAR DE QUÊ? | Aqui Se Faz Cultura | Renata Dutra

Fala, galera! A coluna “Aqui Se Faz Cultura” desta semana, traz um assunto muito importante. Vamos falar sobre a nossa Favela e de que lugar é esse que falamos.

Por quê grandes emissoras e grandes jornalistas só enxergam em nossa comunidade um local de pessoas sem futuro, marginais, bandidos? Por que não falam do patrimônio maior que temos aqui que é a nossa cultura?

Desde quando iniciamos nossa coluna, trouxemos jovens, mulheres, artistas, que fazem a cultura em Manguinhos. Já provamos que aqui é, sim, lugar de gente com um futuro brilhante pela frente. Pessoas que saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite, jovens que estudam e se dedicam a nossa cultura.

Mesmo com todas as dificuldades que o morador enfrentatiroteios a qualquer hora do dia, nossos equipamentos públicos fechando, a falta de respeito do governo e a mídia com a nossa população eles ainda lutam por Manguinhos.

O que será que falta para os que estão de fora entenderem isso?

O Complexo de Manguinhos vive diariamente uma guerra que não é nossa. Constantes tiroteios tiram a vida de inocentes e a paz de pessoas que por sorte ainda estão vivas e não foram vítimas de bala perdida.

Vamos parar de aceitar quando colocam a culpa no inocente.

O morador das favelas do Rio de Janeiro não tem mais o direto de ir e vir. Não podemos aceitar que um tiro, tire a nossa vida.

Está na hora disso mudar e nós, da equipe do Fala Manguinhos!, estamos na luta em favor do morador.

Não queremos mais ser oprimidos, discriminados e diminuídos porque moramos em favela. Podemos e temos a capacidade de sermos tudo que o sistema não quer: universitário, artista, intelectual, advogados, médicos, engenheiro, escritor.

Favela é lugar de gente feliz, guerreira e capaz de mudar a realidade em que vive.

Favela é lugar de gente que luta pelos seus direitos.

Favela é um lugar lindo, lugar de cultura.

Renata Dutra, jornalista do Fala Manguinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *