sábado, novembro 18, 2017
Home > Cultura > ESTRELAS DO MANDELA, meninas de garra e força! | Aqui se Faz Cultura | Renata Dutra

ESTRELAS DO MANDELA, meninas de garra e força! | Aqui se Faz Cultura | Renata Dutra

Em 2006, nasceu na comunidade Nelson Mandela (Mandela 2), o time de futebol Estrelas do Mandela, projeto social que visa a promoção da saúde e o empoderamento feminino através do esporte.

Segundo Gagui (Graciara Silva), treinadora do time, já existem 3 gerações de meninas no grupo: “Já temos 3 gerações aqui. Nessa trajetória de trabalho, percebemos que elas estavam engravidando muito cedo. Tinham jogadoras de 14 anos, já com o segundo filho. Estamos trabalhando a promoção da saúde e a prevenção. Queremos fortalecer o protagonismo feminino”, afirma.

Conversamos também sobre o preconceito que vivem, por praticarem um esporte conhecido como ‘esporte de meninos’. Será que existem esportes só de meninos ou de meninas? Por que tem essa divisão? Todos devem fazer o que gostam e o que sentem vontade, sem essa divisão de gênero. Quem divide gênero é o ser humano e por que fazemos isso?

“Estamos no esporte também para mostrar que o futebol é um esporte como outro qualquer que tem a sua categoria feminina e quebrando paradigmas da sexualidade, de que menina não joga bola porque é coisa de homem” diz Gagui.

Além dos treinamentos e jogos, o projeto tem um outro momento chamado “Papo com as minas”, que é um seminário que acontece na Unisuam e visa promover a discussão de políticas públicas, abordando temas como violência contra a mulher, gravidez precoce, o empreendedorismo feminino e a mulher no meio esportivo. “É um espaço que a gente tem de debate e troca que é muito importante para o fortalecimento do nosso time e da nossa vida”, conta.

Além de enfrentarem os preconceitos, elas também enfrentam um outro desafio bem complicado, que são os tiroteios a qualquer hora do dia, prejudicando os treinamentos e jogos: “Nossa maior dificuldade está sendo por conta dos tiroteios constantes. A gente tem se esforçado para estar juntas e se fortalecer. É o momento que a gente sai da rotina normal e se distrai um pouco”, completa.

Se você se interessou pelo time e quer fazer parte do Estrelas do Mandela é só chegar em um treino, que acontece toda segunda e quinta, das 20h às 22h, na quadra do Mandela 2. Junte-se a essas guerreiras da vida e do futebol e seja uma mulher empoderada e que luta pelos seus direitos.

Renata Dutra, jornalista do Fala Manguinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *