segunda-feira, julho 16, 2018
Home > Cultura > HOMENAGEM A SAMORA MACHEL | Aqui Se Faz Cultura | Renata Dutra

HOMENAGEM A SAMORA MACHEL | Aqui Se Faz Cultura | Renata Dutra

Você sabe porque a comunidade Samora Machel, mais conhecida como Mandela 2, ganhou este nome? Você sabe quem foi essa figura histórica e a importância que teve? Venha com a gente e conheça mais esta história de Manguinhos!

Samora Machel foi um líder da Guerra da Independência de Moçambique, país da África e colônia de Portugal, tornando-se presidente depois da revolução. Foi o primeiro presidente de Moçambique independente sendo interrompido após sua morte. Perdeu sua vida pois foi vítima de um acidente aéreo nos Montes Libombos, em Mbuzine, na África do Sul. Ficou no poder entre 25 de Junho de 1975 a 19 de Outubro de 1986. Já no primeiro mês de governo, anunciou a nacionalização da saúde, educação e justiça.

Nascido no Vale do Limpopo, em 29 de setembro de 1933, formou-se em enfermeiro auxiliar e atuou nesta profissão até se envolver com o movimento de libertação de seu país. Em 1963, entrou para a Frente de Libertação de Moçambique, FRELIMO*, na luta contra o domínio colonial português. E em 1970, foi nomeado presidente da FRELIMO, por sua personalidade forte, organizadora e carismática. Assim, dirigiu as forças militares contra o exército português.

Ainda há uma discussão se a morte do ex-presidente de Moçambique foi acidente ou assassinato. Segundo o jornal “As Vozes do Mundo”, Hans Low, um ex-agente secreto sul-africano (preso desde 1997 e condenado a 22 anos de prisão por homicídio) afirmou ao jornal Sowetan Sunday World que a morte de Samora não foi um acidente e admite ter feito parte do grupo que preparou um plano B para assassinar Machel, caso falhassem os falsos sinais de rádio que deveriam induzir o avião ao erro.

Por essa razão, a sua importância nos processos de independência de Moçambique e da África foi feita essa homenagem para ele, no Complexo de Manguinhos.

Se você gostou desta matéria e quer saber mais da história da nossa favela, nos mande sugestões!

*O que é FRELIMO?

A Frente de Libertação de Moçambique, também conhecida por seu acrônimo FRELIMO, é um partido político oficialmente fundado em 25 de Junho de 1962 (como movimento nacionalista), com o objetivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português.

Renata Dutra, jornalista do Fala Manguinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *