segunda-feira, julho 16, 2018
Home > Cidadania > Mobilizações em Defesa do SUS e da Baía de Guanabara

Mobilizações em Defesa do SUS e da Baía de Guanabara

Mobilizações em Defesa do SUS e da Baía de Guanabara

 

Os trabalhadores e usuários do SUS protestaram na última sexta-feira (04/08), em frente à Prefeitura do Rio de Janeiro, contra o corte do orçamento na área de Saúde e em defesa de um Sistema Único de Saúde Público. Durante o protesto, houve leitura conjunta de manifesto de trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (clique aqui para ler) – com cartazes, a Asfoc-SN fez críticas contra o fechamento das UPAs e das clínicas das famílias.

No sábado (05/08), o Sindicato também participou de barqueara e bicicletada por uma Baía de Guanabara viva, no Centro do Rio. A presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, enfatizou a questão da proteção ambiental e da preservação de espécies. “Esse movimento é para denunciar que até hoje não houve a despoluição da Baía de Guanabara. Precisamos defender os pescadores contra o polo petroquímico e, principalmente, preservar a água. Essa é uma pauta da ONU de suma importância”, ressaltou.

Segundo os organizadores, o governo do Estado parou o programa de despoluição da Baía e abriu uma nova frente de obras paradas pela falta de recursos. Durante o protesto, foi apresentada uma agenda para a saúde ambiental com os seguintes objetivos: concluir obras, proteger os mananciais para o abastecimento da grande metrópole, preservar espécies marinhas em extinção, como o boto cinza, e também desenvolver políticas de incentivo à pesca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *