segunda-feira, julho 16, 2018
Home > Cidadania > Wolbachia – você já sabe o que é?

Wolbachia – você já sabe o que é?

Você sabe o que é Wolbachia e para quê ela serve?

O verão chegou, e com ele também vêm alguns probleminhas. É a estação mais propícia para Dengue, Zica e Chikungunya.
Provavelmente você já teve, ou conhece alguém que teve uma dessas doenças, não é? Então vem com a gente e conheça o novo aliado ao combate.
A Fundação Oswaldo Cruz, juntamente com o projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil” desenvolveu um método complementar que usa o próprio Aedes aegypti como aliado. O objetivo é promover a substituição de Aedes aegypti por mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que têm capacidade reduzida de transmitir arboviroses como dengue, Zika e chikungunya.

 

 O projeto já foi utilizado na Austrália, Colômbia, Índia, Indonésia, entre outros países e vem tendo um resultado impressionante na diminuição de doenças via mosquito Aedes. Depois de muitos estudos, o  Brasil já iniciou em algumas cidades a soltura do Mosquito  com Wolbachia e agora chegou a vez da capital fluminense. Em alguns bairros já começaram os engajamentos comunitários, é o caso do bairro de Manguinhos. 

Entenda como funciona e acompanhe todo procedimento do projeto em nosso Bairro. O Fala Manguinhos será um dos portas vozes das ações locais.

As ações do projeto seguem protocolo aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e se dividem em três etapas.

1 – Engajamento Comunitário

Nessa fase as equipes do projeto interagem com a população e instituições como unidades de saúde, escolas, igrejas, associações e organizações não-governamentais para difundir informações sobre o Eliminar a Dengue e explicar sobre as fases seguintes. Nesta etapa é aplicada uma pesquisa que evidencia o entendimento e aceitação da população local acerca do método.

2 -Liberação de mosquitos

Aproximadamente três meses após o início do Engajamento Comunitário, começa a liberação dos mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia. Os mosquitos são criados no insetário da Fiocruz pela equipe de Entomologia. 

O projeto utiliza dois métodos de liberação de mosquitos com Wolbachia no ambiente: a soltura de mosquitos adultos e a utilização do Dispositivo de Liberação de Ovos (DLO), porém no Rio de Janeiro, somente a primeira opção será utilizada. As liberações acontecem nas primeiras horas da manhã, e em Manguinhos a soltura  será feita a pé, pelo agente comunitário de saúde  ou por agente de vigilância em saúde.

3 – Monitoramento

Cerca de um mês após o início das liberações de Aedes  com Wolbachia, começa o monitoramento da população de Aedes aegypti. Armadilhas são instaladas na casa de moradores  locais que, voluntariamente, disponibilizam um local para a instalação da armadilha.

Apos capturados, os técnicos do Eliminar a Dengue recolhem os mosquitos da armadilha e leva para o laboratório onde são verificados um a um. Essa análise tem por objetivo identificar o DNA da bactéria no organismo do mosquito, por meio desse diagnóstico, é possível verificar a porcentagem de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia em cada área.

Inicialmente, com poucos Aedes aegypti com Wolbachia na população de mosquitos, a vantagem reprodutiva será pequena. Mas, com as sucessivas gerações, o número de mosquitos machos e fêmeas com Wolbachia tende a aumentar até que a população inteira de mosquitos tenha esta característica. Por isso, uma vez estabelecido o método em campo, em determinada localidade, os mosquitos continuam a transmitir a Wolbachia naturalmente para seus descendentes, dispensando a necessidade de intervenções adicionais.

O projeto tem um grande potencial para dar certo, porem nos devemos continuar fazendo nossa parte e manter os locais limpos,  recipientes de plantas  sem água paradas, jogar o lixo em locais adequados para não acumular água de chuva, entre outras ações importantes para combater o mosquito, afinal, ser picado por mosquito não é nada bom, mesmo que ele não tenha doenças. Já dizia os sábios, “o seguro morreu de velho”.

Para mais informações acesse:http://www.eliminatedengue.com/brasil, ou facebook.com/eliminaradenguebrasil.

Telefones: (21) 3882-9265(21) 99643-4805

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *