quinta-feira, Abril 19, 2018
Home > Cultura > Retrospectiva 2017 de Manguinhos  – FALA MANGUINHOS

Retrospectiva 2017 de Manguinhos  – FALA MANGUINHOS

Por Renata Dutra
 
2017 já começou complicado para os moradores de Manguinhos. Enquanto muitos comemoravam a chegada do ano novo ao som de fogos, a comunidade de Manguinhos recebeu 2017 com a trilha sonora de tiros. E o que era para ser alegria virou terror. O que este ano nos reservava? 
 Tivemos também a evolução da cultura no nosso território,  por exemplo o coletivo  Pac’stão, lançando diversas músicas e  vídeo clips, organizaram rodas culturais semanais e participaram de diversas atividades culturais. Tivemos o prazer de ver os imperadores da dança se apresentando em TODOS os dias do Rock In Rio e o dançarino, cantor e modelo William Severo dos Santos, participou da nova versão do clipe “a carne” de Elza Soares. 
Além disso, no Fala Manguinhos, contamos a história da nossa comunidade, acompanhamos a luta para a reabertura da biblioteca parque, divulgamos a cultura do nosso território e demos a nossa contribuição para que ela se mantenha forte e cresça cada vez mais. 
Foi também o ano que tiveram os cortes de gastos na educação e saúde, o que desencadeou uma série de problemas no nosso estado. O novo Prefeito Marcelo Crivella teve promessas não cumpridas, como por exemplo, o pagamento dos salários dos agentes de saúde, o que gerou a greve das clínicas da família. Também tivemos a diminuição da passagem de ônibus, pois a empresas não colocaram ar condicionado nos coletivos. Ainda falando de transporte, fizemos matérias sobre a precariedade do transporte público em Manguinhos, e nessa ocasião falamos da importância do moto-taxi. Tivemos ainda a reforma trabalhista aprovada. 
Este ano falamos mais sobre igualdades de direitos, feminismo, identidade de gênero, Racismos, preconceito e fomos surpreendidos com a “cura gay”. Foi o juiz Federal da 14ª vara do Distrito Federal Waldemar Cláudio de Carvalho concedeu liminar que abria brecha para que psicólogos oferecessem a terapia de reversão sexual, conhecida como “cura gay”, tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999. E para fechar, o Brasil caiu para 90º posição do ranking de igualdade entre homens e mulheres. 
Fizemos a cobertura de eventos como: Fiocruz para você, Favelarte, Leopoldina orgânica, Mandela Vive, Mostra Desmistifique sua Dança, 15 anos do time Estrelas do Mandela, Seminário Violência Armada e saúde em escolas da periferia, último encontro de passinho 2017, entre outros. 
A equipe do Fala Manguinhos, também deu início a mais um projeto em prol da comunidade, que é o Fala Cine. É um projeto de comunicação comunitária, que tem o propósito de fortalecer ainda mais o diálogo com os moradores de Manguinhos, através do cinema e de rodas de conversa, além de abrir espaço para exibição de produções de artistas locais e de outras favelas. 
Noticiamos muitos confrontos, acidentes na Leopoldo Bulhões, a Super Lua. Contamos sobre o projeto “Eliminar a Dengue”, e explicamos a importância dessa nossa forma de combate a dengue, zica e Chikungunya. E tivemos uma a ilustre companhia, que foi você! Obrigada a você morador, que esteve com a gente durante este ano participando, mandando mensagens e dando sua contribuição. Estaremos juntos em 2018.
E você, gostou de 2017? O que quer mudar em 2018? 
Nós do Fala Manguinhos, desejamos um ano de muita paz, alegria, felicidade, prosperidade, amor. Que venhamos noticiar coisas boas, que tenham mais notícias de clipes sendo lançados, moradores passando em faculdade, conseguindo um bom emprego. Que as boas notícias prevaleçam em 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *