domingo, junho 24, 2018
Home > Cultura > Rio de Janeiro- O maior carnaval do mundo

Rio de Janeiro- O maior carnaval do mundo

por Renata Dutra 

Rio de Janeiro- O maior carnaval do mundo

imagem internet

Todos os anos esperamos ansiosos por uma grande festa. Festa essa que arrasta multidões, que faz a gente se alegrar e soltar nossa criatividade para escolher a fantasia ideal. Tem aqueles que se preparam o ano todo para essa grande festa, já outros gostam apenas porque tem alguns dias de descanso. Todos já ouvimos falar, mas será que conhecemos de fato? Eu estou falando do carnaval, uma das festas mais importantes do ano.
O que muitos talvez não saibam ou não se deram conta, é que o carnaval é um festival do cristianismo ocidental, que ocorre na estação litúrgica da Quaresma (período do ano litúrgico que antecede a páscoa). Os principais eventos ocorrem em fevereiro ou início de março.
O carnaval no Rio de Janeiro é considerado o maior carnaval do mundo pelo Livro dos Recordes. Sendo assim, nesta época a cidade recebe muitos turistas que vem para prestigiar este evento. Movimentando a economia do estado.
Em 1932, o jornalista pernambucano Mário Filho (irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues), idealizou o desfile competitivo das escolas de samba. As escolas de samba em seus desfiles reúnem pessoas de todas as classes sociais, cor, sexo.
Nas décadas de 80 e 90, houve uma decadência nas festas de rua, e o carnaval passou a se resumir quase que unicamente aos desfiles das escolas de samba.

Existem basicamente 3 tipos de festa que são: bailes, desfiles das escolas de samba e carnaval de rua.

bate bolas – muito comum nos subúrbios do Rio de Janeiro.

As escolas de samba se preparam durante o ano inteiro para o dia do desfile. Essa preparação vai desde a escolha do samba enredo, até os ensaios.

Oficialmente, o carnaval no Rio de Janeiro, dura cinco dias consecutivos. Este ano será de 10 de fevereiro, sábado à 13 de fevereiro terça-feira.

Existe um ditado que o ano novo só começa depois do carnaval. Preparados para um ano novo?
Os cariocas andam ansiosos esperando esse grande evento para se divertirem pelas ruas da cidade, viajarem, irem a praia e até descansarem.
Nós do Fala Manguinhos! desejamos a você que gosta de carnaval, dias de diversão com muita responsabilidade. O carnaval vai mas as consequências dele ficam. E a você que não curte muito, desejamos dias de descanso. Aproveite para viajar, visitar a família, se reunir com os amigos.
Uma festa consciente para todos e simbora escolher nossa fantasia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *