sábado, Maio 26, 2018
Home > Cultura > A situação atual do esporte no Brasil – por Lucas Gomes

A situação atual do esporte no Brasil – por Lucas Gomes

imagem da Internet

O Brasil indiscutivelmente é um país com grande potencial esportivo. A sua diversidade e os grandes talentos que surgem, impressionam apesarda situação precária em que os esportes se encontram. Os investimentos esportivos no Brasil se resumem ao futebol, vôlei e basquete, que são esportes onde,historicamente, o país tem um ótimo desempenho internacional.

Mas outras modalidades merecem nossa atenção. Handebol, o Badminton ou até mesmo o Polo Aquático, carecem de incentivos. As histórias de todos os campeões em esportes não tão midiáticos, mostram o quanto é difícil ser um esportista de sucesso num país de tanta história olímpica como o Brasil.

As histórias utilizam o mesmo enredo de superação: largou os estudos, fome, horas de condução para chegar em complexos esportivos que na sua maioria estão abandonados. E essa desvalorização parte da falta de políticas públicas de promoção das práticas esportivas, combinado a educação e saúde. OEstado brasileirodeve oferecer a estrutura necessária para formar grandes atletas.

Apesar de todas as dificuldades, os destaques brasileiros em esportes não tão centrais, como futebol e basquete, vem aparecendo ao longo dos anos. Como o caso do grande Hugo Hoyama grande campeão no tênis de mesa, ou até mesmo Mauren Maggi no salto. Talvez seja um alerta aos governantes, já que os investimentos na área são pensados como brincadeira de criança ou como modelo de vitrinepara fora.

O problema no esporte brasileiro pode até ser algo em larga escala, mas o contraste mínimo é sentido no povo. Quem nunca teve um vizinho ou conhecido que era bom em algum esporte? Qual criança nunca sonhou em ser jogador de futebol ou basquete?

O esporte brasileiro carece de planejamento mais amplo e diversificado, assim como o nosso Brasil.

Lucas Gomes é estudante e comunicador comunitário, formado pelas Oficinas de Comunicação Comunitária do Fala Manguinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *